música

10 músicas que não são de quem você pensa que é

Já me acostumei com a seguinte situação quando converso de música com alguém, sempre que digo que sou fã de Pearl Jam nove em dez pessoas me diz que a música preferida da banda é “Last Kiss”. Apesar de me irritar um pouco, ninguém é obrigado a saber que essa música é um cover. Confusões como essa são muito fáceis de acontecer, pois afinal muitas vezes a versão faz muito mais sucesso que a original, pensando nisso fiz uma lista rápida de dez músicas famosas que na verdade são covers.

 

Last Kiss – Pearl Jam
Versão Original: Wayne Cochran

Lançada como um single em 1999, a versão do Pearl Jam foi sucesso absoluto nas rádios da época. Na verdade a versão original desta música é do cantor americano de soul Wayne Cochran e foi lançada em 1962. O Pearl Jam adora covers, a banda costuma fazer inúmeros versões em seus shows, de diversos artistas, e vez ou outra os lança em singles.

 

Pearl Jam

 

Wayne Cochran

 

Metallica – Whiskey In The Jar
Versão Original: Desconhecida

Apesar de a versão do Metallica ser do disco de covers de “Garage Inc.” de 1998, muita gente ainda faz essa confusão. Na verdade “Whiskey In The Jar” é uma tradicional música irlandesa de origem desconhecida, porém desde a década de 60 vem sendo regravada por aí. Hoje em dia talvez a versão mais popular seja mesmo a do Metallica, mas segue abaixo mais duas versões de bandas irlandesas, uma de folk chamada The Dubliners (bem legal) e outra da grande banda de hard rock Thin Lizzy ( a versão do Metallica é baseada nela).

 

Metallica

 

The Dubliners

 

Thin Lizzy

 

Nirvana – The Man Who Sold The World
Versão Original: David Bowie

Essa é barbada, pois nos últimos tempos principalmente após sua morte tem se falado muito de David Bowie. Porém nas décadas de 90/2000 (muito antes de youtube, mp3, streaming) saber que essa música não era do Nirvana era um parâmetro para definir quem “poser” ou não. Gosto muito das duas versões…

 

Nirvana

 

 

David Bowie

 

Guns N Roses – Live And Let Die
Versão Original: Wings

Até hoje a música é um dos pontos altos tanto nos shows do Guns como nos de Paul McCartney (Wings foi a banda que ele formou após a saída dos Beatles). A versão original foi tema de um filme do 007 de mesmo nome de 1973, inclusive recebendo indicação ao Oscar na categoria de melhor canção.

 

Guns N Roses

 

Wings

 

The Beatles – Twist and Shout
Versão Original: The Top Notes

Esse é um grande exemplo em que a versão se tornou algo maior que a original, foi lançada pelos Beatles em seu primeiro álbum “Please Please Me” de 1963. Segundo consta a versão original é da banda de R&B The Top Notes. Nos anos 80 a música teve um grande revival no filme “Curtindo a vida adoidado”, onde Ferris Bueller faz uma performance da canção em uma parada de chicago…

 

The Beatles

 

The Top Notes

 

Ferris, Rei da Salsicha de Chicago, Bueller

 

Joe Cocker – With a Little Help From My Friends
Versão Original: The Beatles

Essa traz para o pessoal da minha geração um grande sentimento de nostalgia, quem era criança ou adolescente certamente assistiu “Anos Incríveis” na TV Cultura ou Bandeirantes na década de 90. A abertura do seriado trazia a versão de Joe Cocker, uma versão maravilhosa, com arranjo e melodia bem diferente da original e que me dói demais reconhecer isso, como “Beatlemaníaco” que sou, mas que fez mais sucesso e é melhor que a versão dos rapazes de Liverpool.
A versão dos Beatles é a segunda canção do clássico álbum de 1967 “Sgt. Pepper’ s Lonely Hearts Club Band”, e é interpretada por Ringo Starr.

Obs 1: a música hoje é popularmente conhecida como a “música dos Anos Incríveis”.
Obs 2: Paul Pfeiffer não é o Marilyn Mason.

 

Joe Cocker

 

The Beatles

 

Anos Incríveis

 

Ramones – Surfin Bird
Versão Original: The Trashmen

Classicaço de qualquer festa Rock and Roll a versão dos Ramones também sempre é citada como uma das preferidas da banda pelas pessoas que não sabem que é um cover (repetindo, ninguém é obrigado a saber). Foi lançada no álbum “Rocket to Russia” de 1977. A versão original é da banda americana de surf music The Trashmen, lançada originalmente em 1963.

 

Ramones

 

The Trashmen

 

Raimundos – O pão da minha prima
Versão Original: Zenilton

Os Raimundos nunca esconderam suas influências de música popular brasileira, principalmente nos primeiros álbuns, gerando na época até um novo termo chamado “forró-core”. A versão dos Raimundos é do álbum de 1995 “Lavô Tá Novo”, já a versão original é do sanfoneiro pernambucano Zenílton, que ganhou fama pelo humor em suas letras.

 

Raimundos

 

Zenílton

 

Cindy Lauper – Girls Just Want To Have Fun
Versão Original: Robert Hazard

Essa descobri a pouco tempo, e confesso que fiquei chocado. Música obrigatória de qualquer festa que celebre os anos 80, a versão de Cindy Lauper foi lançada em 83 na época em que ela era mais popular que a Madonna. A versão original é de 1979.

 

Cindy Lauper

 

Robert Hazard

 

Johnny Cash – Hurt
Versão Original: Nine Inch Nails

Deixei “Hurt” por último propositalmente, essa na minha opinião não é mais do Nine Inch Nails, é do Johnny Cash. Toda vez que escuto ou vejo o clipe me emociono, tanto pela interpretação, como pela letra e pelo momento que ela foi lançada (foi o último sucesso de Cash antes da sua morte em 2003). Parece que Trent Raznor escreveu essa música para ele, tamanha a ligação da letra com a história de vida de Cash, porém perguntado sobre o que achou da versão disse o seguinte:

“Rick Rubin (produtor musical) me ligou e disse que Johnny Cash queria gravar uma versão de ‘Hurt’. Eu fiquei orgulhoso, mas nunca achei que fosse realmente acontecer. Duas semanas se passaram, e eu recebi um CD pelo correio. Eu ouvi, e foi muito estranho. Outra pessoa estava tomando conta da minha canção mais pessoal. Ouvir isso foi como ver alguém beijando minha namorada.”

Perdeu playboy…

A versão de Johnny Cash voltou a tona novamente no final de 2016, após ser utilizada no trailer de “Logan”, e ficou muito legal.

 

Johnny Cash

 

Nine Inch Nails

 Trailer Logan

 

Que a Força esteja conosco!

Gostou? Nos ajude deixando sua opinião
26
0

.

Deixe uma resposta