Clipe musical

Música | Era uma vez, um clipe musical…

Houve uma época, não muito distante, em que para uma banda divulgar seu novo trabalho um dos principais canais para isso era uma mídia quase morta hoje em dia, o clipe musical.

Na era do auge da MTV fazer um clipe era tão importante que milhões eram gastos nisso. Aqui no Brasil a estréia de um clip no Fantástico (a MTV demorou a chegar por aqui) era um evento aguardado e comentado tanto como a rodada do futebol na segunda-feira.
E um dos estilos de vídeo clipes que eu mais gostava eram os que contavam uma história, alguns até que bastante elaborados, como veremos a seguir, começando pelo percursor do estilo, o Rei do pop…

 

Michael Jackson

Impossível falar de clipes com história sem citar Michael Jackson, ele possui uma coleção deles, as vezes até perdendo um pouco a mão como em “Ghosts” e seus desgastantes 39 minutos, garantindo até hoje o título de clipe mais longo da história.
Mas deixo aqui indicado dois classicaços…

 

Thriller

Talvez um dos melhores clipes já feito, desde o andamento do roteiro, os efeitos (o clip é de 1983), a dança dos zumbis eternizada em milhões de vídeos até hoje, e a gargalhada clássica do grande Vincent Price no final, uma obra prima!

 

Beat It

Sempre gostei desse clipe, ainda mais depois que o antes engraçado Marcos Mión, fez no seu famoso programa da MTV “Piores Clipes do Mundo” um quadro com ele. Lembrando que apesar da zueira Mión é um fã declarado de Michael Jackson…e dá-lhe gangue do Toninho Cerezo! (se você não sabe quem é Toninho Cerezo pergunte ao seu pai)

 

Aerosmith

Outros reis dos clipes com história, fãs “roots” costumam não gostar dessa fase água com açúcar da banda, por outro lado os clipes são legais e alimentavam a mente de muitos adolescentes na época.

 

Crazy

A mulecada pirava, Alícia Silverstone e uma novinha porém nada inocente Liv Tyler em roupa de colegiais matando aula e saindo por aí pra curtir, precisa de mais?
Uma curiosidade sobre Liv, filha de Steven Tyler vocalista do Aerosmith, até os 11 anos ela pensava ser filha do atual namorado de sua mãe, até que um dia a indagou.. “Mamãe, porque sou a cara do Steven Tyler?”, aí não deu mais para esconder.

 

Hole In My Soul

Vi muitas e muitas vezes esse clipe, talvez por me identificar com o protagonista, um nerd (na época que isso não era ser cool) não consegue ser popular, não tem namorada, mas ele possui uma geringonça tecnológica qualquer (muito comum em filmes na época) e produz suas próprias mulheres.
Mas como nada é fácil na vida de um loser, logo elas trocam nosso herói por um manézão qualquer(Stifler, ele mesmo)..pobre nerd!


Britpop

Movimento surgido no Reino Unido na década de 80, teve seu auge no meio da década de 90 onde duas bandas em especial rivalizavam por grande popularidade, Oasis e Blur.
Movimento e bandas que merecem um post próprio, mas por ora vamos conferir seus clipes com historinhas.

 

Coffe and TV (Blur)

Single do sexto álbum da banda “13” (1999), conta a saga de uma simpática caixa de leite atrás de um jovem desaparecido.

 

Stand By Me (Oasis)

Sou suspeito pra falar de Oasis, mas este clipe, single do terceiro álbum da banda “Be Here Now” (1997), tem algo diferente, um “plot twist” no final, liguei muitas vezes no “Disk MTV” pedindo esta belezinha!

 

Beastie Boys

Clipe de 1994, abocanhou os principais prêmios da MTV na época e até hoje sempre figura em listagens de melhores clipes já realizados. Exagero ou não o vídeo é bem divertido, e a música muito boa, música que voltou a ficar em evidência ano passado por fazer parte da trilha sonora do novo filme “Star Trek’.

 

Foo Fighters

Outra banda que possui alguns clipes com histórias, destaco aqui o meu preferido “Everlong”, do excelente álbum de 1997 “The Colour and the Shape”. Será que tem alguém que ainda não sabe que o Dave Grohl foi baterista do Nirvana?

 

Eminem (Stan)

Clipe com a participação da cantora inglesa Dido, conta a história de um fã maluco atrás de seu ídolo, no caso o próprio Eminem. Segue o vídeo com legendas, vale muito acompanhar com a letra.

 

Para maiores (é sério)

Um clipe alucinante em primeira pessoa, com direito a drogas, álcool, brigas, roubo de carro, mulheres e uma surpresinha no final…é sexta-feira em Londres! Obs: Ter o prazer de escutar essa música ao vivo em um Skol Beats que não me lembro o ano, foi sensacional! Aumenta o som e “SMACK MY BITCH UP!”


Epopéias

Separei para o final duas grandes epopéias video clípicas…com vocês Guns N Roses e Green Day!
November Rain (Guns)

Início da década de 90, “Guns N Roses” reinavam no mundo do pop/rock mundial, os álbuns “User You Illusion I e II” vendendo como água, no auge de sua megalomania Axl Rose e seus companheiros lançaram uma trinca de vídeo clipes (“Dont Cry”, “November Rain”, “Estranged”) que custaram uma fortuna cada um, e segundo teorias são encadeados. Fica aqui o grande clássico, brega e triste “November Rain”. Obs: se você como eu viu a estréia do clipe no Fantástico, sim,
você está velho…


Wake Me Up When September Ends (Green Day)

Confesso que entendo os fãs de Aerosmith, porque aqui tenho um sentimento igual. Essa fase água com açúcar da banda não me agrada muito, porém tenho que admitir que o clipe é muito bem feito, e arrebatou milhares de corações adolescentes mundo afora.


Menção honrosa, nacional…

Não poderia deixar de lado alguns clipes nacionais, segue alguns…
Regina Let’s Go (CPM 22)

Oriental chamada Regina e muita correira no bairro paulista da Liberdade, sem mais…


A Mais Pedida (Raimundos)

Raimundos em sua fase pop engraçaralha, disco que vendeu demais “Só no Forevis”, pena que depois desse álbum a formação clássica se desfez.


Ela disse Adeus (Paralamas do Sucesso)

Clipe muito legal, feito em estilo cinema mudo, bastante premiado na época.


Diário de um Detento (Racionais MCs)

Clipe e letra forte sobre o “Massacre do Carandiru” de 1992. Single faz parte do álbum de maior sucesso comercial do grupo “Sobrevivendo no Inferno” (1997).


Com certeza esse tema merece uma parte dois, muitos clipes ficaram de fora, mas essa lista já mata um pouco a saudade pra quem viveu a época ou pra quem conheceu ou vai conhecer esses vídeos diretamente pelo youtube.

Que a força esteja conosco…

 

Gostou? Nos ajude deixando sua opinião

18
0

 .

Deixe uma resposta