Marvel Studios e suas referências rockeiras

Hoje em dia é muito comum que os famosos “blockbusters” utilizem em sua trilha sonora, principalmente em seus trailers, músicas populares que as vezes nem sempre tem muito a ver com o contexto do filme, e com a Marvel Studios não é diferente. Porém a relação Marvel e música sempre existiu, desde os seus primórdios, abaixo cito algumas curiosidades dessa longínqua relação, mais voltada ao rock and roll:

 

Homem de Ferro

Desde o lançamento do primeiro filme em 2008 a relação entre o herói e o rock and roll é associada, guinado principalmente pela música “Iron Man” do Black Sabbath (que não é sobre o personagem).

 

 

Frequentemente nos filmes da franquia vemos Tony Stark usando camisetas da banda:

 

 

E como esquecer da primeira aparição fantástica do herói no filme dos Vingadores ao som de “Shoot to Thrill” do AC/DC…

 

 

Todd McFarlane

Um faz tudo do mundo das cultura pop: roteiriza HQs, desenha, edita , criou até sua própria editora a “Image Comics” do “herói” Spawn, já teve sua fase Marvel onde produziu conteúdos de sucesso para “Hulk” e “Homem-Aranha”, está aqui nesta lista de curiosidades por ser responsável pela produção de dois vídeos clipes de sucesso na década de 90, “Do The Evolution” do Pearl Jam e “Freak on a Leash” da banda Korn.

 

Todd McFarlane

 

 

Do The Evoloution

 

Freak on a Leash

 

Homem Aranha

“Spider-Man” música de abertura do desenho do herói na década de 60 foi regravada pela icônica banda de punk rock “Ramones” em 1996, fazendo grande sucesso na época.

 

Abertura do desenho

 

Versão dos Ramones

 

E um pequeno “easter egg” no filme “Spider Man 2” de 2004, em uma cena podemos ver uma música de rua, não muito afinada, tocando o tema com um violino….

 

 

Guardiões da Galáxia e os Beatles

Apesar de inicialmente parecer bizarro, existe uma forte relação entre os rapazes de Liverpool e a rapaziada liderada por Star-Lord. O guaxinim falastrão “Rocket Raccon”, criado em 1976, teve seu nome e história inspirado em uma música dos Beatles, chamada “Rocky Raccoon”, lançada no álbum “The Beatles” (o popular “Álbum Branco”) de 1968.
Originalmente o personagem da Marvel também se chamava “Rocky”, porém teve seu nome alterado para “Rocket” para evitar posteriores brigas judiciais, vale a pena dar uma conferida na letra e depois buscar as origens do personagem.

 

Rocky Raccoon

 

Em tempo: a trilha sonora do filme inteira é espetacular, fora que não é uma trilha a toa, as músicas fazem parte do contexto do filme.

 

 

Pink Floyd e Dr. Estranho

Quando vi o filme no cinema gostei muito de ver “Interstellar Overdrive” (1967) do Pink Floyd presente no filme, afinal era uma bela referência a psicodelia da época que o herói foi criado. A música é executada na sequência onde o Dr. sofre o acidente de carro.

 

 

Porém as referências não acabam aí, existe um “easter egg” muito interessante e não é no filme. No segundo álbum da banda “A Saucerful of Secrets”, lançado em 1968, a capa é feita com uma colagem de fotos e uma das imagens utilizadas é de um quadrinho do herói lançado em 1967, ” Marvel’s Strange Tales #158″, sensacional…

 

 

Espero que essa parceria de sucesso continue, principalmente nos próximos filmes, eu já estou curioso para dar uma conferida na trilha de “Guardiões da Galáxia 2” por exemplo.

Que a força esteja conosco!

Gostou? Nos ajude deixando sua opinião
8
0

.

Deixe uma resposta